Atividade física melhora depressão leve e regula o sono, você sabia?
Sim, a atividade física é um verdadeiro remédio para a saúde da mente também. Ela melhora o humor e a depressão, podendo, em alguns casos, substituir o uso de remédios - mas é importante que se tenha um acompanhamento médico. Em casos mais graves, em que o remédio é imprescindível, os exercícios podem ajudar a reduzir a dose.
Isso acontece porque a atividade física, principalmente os exercícios aeróbios, promove a produção de neurotransmissores como a endorfina, a noradrenalina e a serotonina, que estão associados ao bem estar e à alegria. Quando feito de forma regular, o exercício cria uma dependência positiva, um vício bom.
A prática da atividade física regular orientada permite que o corpo tenha sua musculatura fortalecida e ao mesmo tempo flexível. Auxilia na perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, etc.
O exercício físico é visto como um instrumento para melhorar a Qualidade de Vida, pois acelera o desenvolvimento de habilidades físicas, cognitivas, afetivas, sociais e ambientais e com isso, o indivíduo adquire um estado de bem-estar. Com o hábito diário de praticar exercícios físicos o ser estará saudável corporal e mentalmente.
Pesquisas médicas demonstram que boa parte da falta de saúde é causada pela inatividade física.
O único meio de prevenir os males da inatividade é permanecer ativo, não durante um mês, mas durante toda a vida. A saúde é, na maioria das vezes, um fator que podemos controlar e, portanto, prevenir o surgimento de algumas doenças. Quando nascemos, recebemos um corpo saudável e temos o dever de zelar por este, que é nosso abrigo.
Então, levanta, anima, dá um pontapé na preguiça e vamos nos exercitar!
Bjss e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário