terça-feira, 26 de junho de 2012

Drenagem Linfática : Toques Mágicos!




A Drenagem linfática é, atualmente, o tratamento mais procurado e mais realizados nas clínicas especializadas para combater a celulite. A drenagem linfática manual (DLM) libera o líquido que se deposita entre as células e que não consegue se movimentar sozinho.
Em outras palavras, a drenagem linfática combate o inchaço, elimina toxinas, ameniza a celulite e melhora a circulação. 
A circulação linfática tem caminhos muito específicos. “Por isso, as manobras produzidas na drenagem linfática devem seguir um mesmo sentido, sempre, salvo em alguns casos de pós-operatórios de cirurgia plástica. Os canais linfáticos são muito frágeis e as pressões mais fortes fazem que o vaso se feche e não conduza a linfa. Além disso, o fluxo do líquido é muito lento, por isso, quando realiza a drenagem linfática, o profissional tenta ritmar os seus movimentos na mesma velocidade que a linfa flui. 

Isso quer dizer que a drenagem é uma técnica extremamente suave, lenta, até monótona, que causa sono e leva ao relaxamento. Sendo assim, uma boa drenagem linfática deve obrigatoriamente obedecer alguns princípios importantes quanto ao ritmo, sentido das manobras, da pressão e da harmonia dos movimentos.

"Embora você não deva esperar por um milagre, o pacote turbinado de drenagem linfática pode, sim, fazer muita diferença. Os movimentos suaves e gostosos ajudam a varrer toxinas (evitando a formação de nódulos), a eliminar líquidos (xô, inchaço) e a oxigenar a pele (deixando-a mais macia e brilhante)."

Os três passos da drenagem linfática:

1. Pressão
Movimento que desencadeia uma ação forte sobre a pele pode prejudicar, em vez de melhorar. A manobra radical fecha o canal linfático impedindo a condução da linfa, podendo também causar a destruição do capilar linfático, pois ele é muito frágil.


2. Fluxo
O sistema linfático segue caminhos específicos e a drenagem deve obedecer a esse sentido. Por exemplo: as manobras do abdome superior (acima do umbigo) devem se direcionar para a região axilar e as manobras sobre o abdome inferior (abaixo do umbigo), para a região inguinal.

3. Movimento
O fluxo da linfa dentro do canal é muito lento, e massagens vigorosas, com movimentos rápidos, vão contra a fisiologia do sistema orgânico. Além disso, a mão do terapeuta deve fazer uma leve tração (uma pressão branda) da pele no sentido do fluxo, e não deslizar sobre ela.

E você vai ficar esperando o que para se cuidar, desinchar, ficar mais bela, mais relaxada e mais feliz?!!

Bjs queridas, e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário