segunda-feira, 2 de abril de 2012

Cuide do colo


O colo é uma das partes do corpo que denunciam logo a idade da mulher. Ou, no mínimo, indica bons ou maus tratos com a pele. 
O envelhecimento da pele na região do colo acontece principalmente devido à exposição solar diária e o surgimento de rugas devido à posição adotada durante o sono, que se agravam também pela contração dos músculos peitorais durante exercícios físicos. O envelhecimento solar da pele começa a surgir entre 25 e 30 anos, nas áreas expostas à radiação solar diária, dentre elas, o pescoço e o colo. De modo que, a prevenção do surgimento desses transtornos deve ter início a partir dessa faixa etária, 25 a 30 anos, e após os 35 anos isso se torna imprescindível seja qual for o tipo de pele.

Como tratamento preventivo, é fundamental o uso de protetor solar diariamente, se possível associado ao hidratante corporal. Além disso, temos a indicação de produtos de uso tópico, com grande variedade e diferentes mecanismos de ação. Há ainda tratamentos com intradermoterapia, peelings, toxina botulínica, laser dentre outros. 

Intradermoterapia 

É um tratamento injetável, onde são aplicadas microdoses de medicamentos diretamente na região afetada. Pode ser usada para o tratamento de rugas, flacidez de pele ou desidratação do colo. Mais recentemente se tem utilizado o DMAE injetável, com resultados satisfatórios para flacidez da região.


O procedimento consiste na esfoliação das camadas mais superficiais da pele através do emprego de substâncias químicas. Os peelings podem ser muito superficiais, superficiais, médios ou profundos. Para o colo estão indicados os peelings muito superficiais ou os superficiais, por não oferecerem risco de sequelas como cicatrizes na região. 

Toxina botulínica

O uso da toxina botulínica (Botox) tem indicação para relaxamento da musculatura da região do colo, atenuando assim as rugas que se formam principalmente devido à contração dos músculos peitorais ou pela posição durante o sono.

Laser

A luz laser tem como alvo a melanina - pigmento responsável pela coloração da pele e que se encontra aumentada em manchas escuras da pele. Lesões como sardas, manchas "café-com-leite" e as melanoses solares são boas indicações para emprego do laser.

Mesmo com todos os tratamentos disponíveis, o melhor para o envelhecimento do colo é, sem dúvida, a prevenção. Uma vez instaladas as lesões de envelhecimento nesta região, o tratamento ideal em geral exige emprego de terapias combinadas a fim de otimizar os resultados e minimizar os riscos de complicações numa área sensível do corpo humano.


A Arte e Corpo defende a idéia de quem se ama se cuida!! Venha se cuidar aqui conosco! Fale com a gente: (31)3229-0020

Nenhum comentário:

Postar um comentário