segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Preparando o corpo para o verão


"A estação mais quente do ano se aproxima, deixando em polvorosa quem não está com o corpo em forma. Estrias, celulite e aquela barriguinha são razões suficientes para estragar o verão. Mas, o ideal é se cuidar durante o ano todo e garantir assim um corpo saudável para enfrentar o calor adotando cuidados que vão melhorar o aspecto físico e a resistência para encarar o próximo ano".


Celulite: Sinônimo de Obesidade

A celulite é um dos problemas. Conhecida nos meios médicos como lipodistrofia ginecóide, a celulite nada mais é do que obesidade. O Dr. Kopke explica que as mulheres têm características hormonais peculiares, que fazem com que elas engordem mais rápido nos quadris e coxas, antes de engordar globalmente. Este fator caracteriza o aparecimento da celulite. Já os homens engordam preferencialmente nos famosos "pneus" - a cintura pélvica - antes de engordar globalmente. "As pessoas podem ficar obesas em qualquer idade, ou seja, a ocorrência da 'celulite' não tem faixa etária determinada. As mulheres costumam engordar principalmente a partir da adolescência", diz o médico. 

É possível prevenir a celulite. Dieta adequada e balanceada, com atenção para uma boa ingestão de líquidos e sólidos, que contenha proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais - as mesmas medidas adotadas contra a obesidade - são as recomendações médicas. A atividade física regular é suficiente e fundamental para queimar as calorias, tratando e prevenindo a celulite.

A Fonte da Juventude

As clínicas de estética prometem auxiliar na busca por um corpo bonito. Atualmente, há tratamentos para celulite, flacidez, gordura localizada, emagrecimento, depilação definitiva e tratamentos faciais. As técnicas vão desde o uso de ondas eletromagnéticas na quebra de moléculas de celulite, passando por estímulos eletrônicos, ionização, massagens que aumentam a vascularização sangüínea, uso de raios infravermelhos longos e aplicação de medicamentos. Tudo no combate às gorduras e toxinas. Para eliminar os pêlos definitivamente, as clínicas empregam o laser. A tradicional limpeza de pele e a hidratação facial também são armas para revigorar o rosto. 

O tratamento estético não é vaidade, mas uma forma de prolongar a juventude e de melhorar a auto-estima. As técnicas utilizadas não provocam dor e nem trazem riscos, desde que feitas por profissionais habilitados, como médicos e fisioterapeutas. Para que os resultados sejam duradouros é preciso manter a atividade física ou procurar regularmente as clínicas para fazer a manutenção. 



Sol e Rugas

Quem tem rugas deve ficar atenta à exposição solar sem proteção. Estas marcas da pele ocorrem por um processo degenerativo das fibras colágenas, causadas principalmente pela radiação ultravioleta proveniente da exposição solar continuada. Como o organismo "soma" a quantidade total de exposição solar ao longo da vida, as chances de desenvolver as rugas com a idade são maiores. Quanto mais velha ou quanto mais tempo a pessoa ficou exposta ao sol, mais enrugada ela ficará. A prevenção depende da proteção solar adequada. 

O dermatologista pode indicar qual o melhor tratamento para amenizar as rugas. Nos casos mais moderados, cremes e fórmulas são suficientes. Para garantir mudanças significativas, no entanto, o uso dos cremes deve ser associado a procedimentos como o peeling superficial ou o peeling à laser, além das técnicas de preenchimento e o uso da toxina botulínica.


Saúde e Beleza não têm Pressa

Além dos tratamentos estéticos, uma questão é fundamental para garantir e manter a forma, além de melhorar a saúde: a atividade física. O professor de Educação Física Marcelo Henrique Salviano de Faria alerta que não adianta correr para a academia na última hora. Os efeitos visuais levam, no mínimo, três meses para serem identificados. "Saudável é perder um quilo por mês. Os primeiros resultados aparecem com três meses. O corpo desejado, no entanto, não é conquistado em menos de seis meses", explica. O conselho do professor é que cada pessoa descubra que tipo de atividade é mais prazerosa. Este é o primeiro passo para estimular a regularidade dos exercícios. Caminhar sozinho, por exemplo, pode trazer desânimo. 

"Todo tratamento é um processo. Ficar bem apenas para o próximo verão pode não ser a melhor escolha. Por que não melhorar um pouco para o próximo, bem mais para o outro e muito mais para o resto da vida?" 

A Arte e Corpo defende a ideia de quem se ama se cuida!

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário