terça-feira, 20 de novembro de 2012

Desodorante e antitranspirante, sabe a diferença?



Apesar de pertencerem à mesma família, desodorantes e antitranspirantes são bem diferentes na forma e no conteúdo. Enquanto o desodorante comum combate as bactérias que causam o cheiro forte do suor, o antitranspirante minimiza o volume de transpiração produzida pelo organismo. 
Cada um tem uma indicação específica: composto de perfume e substâncias antimicrobianas, o desodorante tradicional suaviza o odor da transpiração. Já o antitranspirante, cuja fórmula contém também sais de alumínio, faz com que o corpo produza menos suor.

A maioria dos antitranspirantes podem ser usados como desodorantes, mas os desodorantes comuns não funcionam como antitranspirantes. Sua função é mais específica do que o desodorante, ele forma uma película gelatinosa que bloqueia os poros e fecham cerca de 50% das glândulas sudoríparas, evitando a transpiração excessiva. Já o antiperspirante combate o odor da sudorese e permite o fluxo da transpiração, não bloqueando de vez o suor, o que é bom para a saúde.

Para quem não tem problemas de transpiração excessiva, o desodorante tradicional é o mais indicado. Ele age como um antisséptico, protegendo contra as bactérias que causam o mau cheiro. O antitranspirante também tem essa função, além de impedir parcialmente a liberação do suor pela glândula sudorípara. É o produto mais adequado para quem transpira demais.Se o seu suor é acompanhado de mau cheiro, prefira utilizar antiperspirantes, o desodorante apenas camufla o cheiro ruim e pode não te proteger por muito tempo. Para quem não abre mão da fragrância, escolha os desodorantes com anti-sépticos, como o triclosan e sais de amônio quaternário, cuja função é inibir a proliferação das bactérias na pele.

Nós da Arte e Corpo sempre antenados no assunto saúde, bem estar e cuidados com o corpo!! Se você também gosta, continue conosco. Até a próxima!

Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário