segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Nutrientes mágicos!



Você sabia que dá para combater a celulite, a acne e até o enfraquecimento das unhas e do cabelo comendo a coisa certa! O segredo é incluir na dieta os nutrientes que têm ação direta sobre esses inimigos da auto-estima. 

Uma simples salada de frutas e mesmo a granola nossa de todo dia podem deixar o bumbum e as coxas mais lisinhas. Tudo porque esses alimentos são ricos em vitaminas B6, C e selênio. Eles ajudam a melhorar o sistema linfático, reduzir o inchaço e combater os radicais livres, que oxidam as estruturas da pele, contribuindo para o aspecto de casca de laranja. Para acelerar os resultados, invista ainda em aveia, feijão e vegetais verde-escuros. Por conterem silício e boro, estimulam a circulação e mantêm alinhadas as fibras elásticas, deixando a pele mais esticada e os furinhos menos visíveis. 

Cabelo brilhante 

A proteína é vital para o crescimento e a conservação dos fios. Só que pouco adianta você aumentar o consumo de leite e derivados, por exemplo, sem associá-los à ingestão de zinco – o mineral atua na síntese do macronutriente, e boas fontes dele são carne vermelha, amêndoa e feijão. Mas para ter aquele cabelo é preciso consumir ainda as vitaminas B2, responsável pela integridade das mechas e encontrada no levedo de cerveja, na soja e no fígado de boi, e B12, que participa no processo de crescimento dos fios e é obtida nos frutos do mar e peixes.

À prova de acne 

Frango, batata e cereais integrais são alimentos com fontes de vitamina B5, cuja deficiência costuma causar acne. Dê atenção especial também ao leite e seus derivados desnatados, à gema do ovo e às amêndoas. Eles controlam a atividade das glândulas sebáceas e aceleram a cicatrização da pele.

Livre de inchaço

A gente acumula líquidos por vários motivos: ficar muitas horas sentada ou em pé, não malhar regularmente, beber pouca água, durante a gravidez e a TPM... Mas uma coisa é fato: dá para amenizar essa sensação de que engordamos vários quilos da noite para o dia acrescentando ao prato o potássio. Ele auxilia na manutenção do equilíbrio dos líquidos dentro e fora das células. Para achá-lo, vá direto à banana, ao abacate, às frutas cítricas e secas e aos grãos integrais

Unhas fortes

Dá para saber como vai a saúde das suas unhas só de olhar para elas. Reparou? Pois bem, se estiverem fracas e quebradiças, é sinal de que você pode estar carente de ferro, cuja principal fonte é a carne vermelha. Agora, se notar alterações na textura ou na coloração, é mais provável que o seu problema seja má circulação sanguínea, que, entre outras coisas, pode ser causada pela defi ciência de vitamina B1, presente nos cereais integrais, nas nozes e na lentilha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário