Indispensáveis para o bom funcionamento do organismo e combate às doenças, as fibras deveriam ser consumidas diariamente. A quantidade estimada de ingestão por uma pessoa adulta é de 27 a 40 gramas/dia, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). No entanto, os brasileiros seguem o caminho contrário e consomem cada vez mais alimentos industrializados, considerados “pobres” em relação à concentração de fibras. A ingestão média de fibras dos brasileiros é insuficiente. Com o aumento do poder aquisitivo das classes C e D, o consumo de alimentos industrializados pobres em fibras é cada vez maior.
O consumo médio diário de fibras recomendado pelos órgãos de saúde traz muitos benefícios para homens e mulheres. Além de fornecer nutrientes, as fibras servem como matéria-prima para a fermentação de bactérias da flora intestinal, que produzem vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo e podem evitar doenças do coração, câncer, diabetes e prisão de ventre. Outra função importante das fibras é a de regular o hábito intestinal por meio do aumento do bolo fecal, graças à sua capacidade de reter água associada à fermentação pela flora bacteriana.
As fibras beneficiam também os processos de emagrecimento. Além de ser um alimento de baixa caloria, as fibras fazem com que estômago demore mais tempo para se esvaziar entre as refeições, causando uma sensação de saciedade precoce e, consequentemente, diminuindo o apetite. Também no intestino, as fibras ligam-se aos sais biliares e, dessa maneira, reduzem a absorção de gorduras. Mas, para ter o efeito correto, a ingestão de fibras deve ser acompanhada de consumo de líquidos, pois, algumas delas, encontradas na maçã, alho, cebola e folhas verdes, vão desempenhar seu papel no intestino, por meio da absorção de água. Com pouca oferta de líquidos, as fibras alimentares, principalmente, as solúveis, tornam-se ineficientes. Por isso, recomenda-se a ingestão de pelo menos 2 litros de água e sucos todo dia.
Com a mudança dos hábitos alimentares, é crescente o número de pessoas que substituem o consumo de fibras encontradas nos alimentos naturais e optam por vários suplementos e laxantes à base de fibras, que podem substituir a ingestão in natura nas quantidades recomendadas, mas isso não é o ideal. O melhor é obter as fibras por meio de uma alimentação saudável. O consumo de sementes e grãos, assim como chia, amaranto, quinua, aveia e linhaça, ajudam a potencializar a concentração de fibras e proteínas no organismo.
Alguns alimentos ricos em fibras:
Cereais integrais: aveia, cevada, arroz, pão integral, linhaça e centeio.
Frutas: maçã, laranja, abacate e limão.
Legumes: batata, beterraba e mandioca.
Vegetais: couve, repolho, brócolis e agrião.
Grãos: feijão, lentilha, soja, ervilha, milho e grão-de-bico
Portanto, entenda: A ingestão de fibras é uma forte aliada da saúde. E como sempre digo: Melhor prevenir do que remediar. E aí?? Vamos incluir bastante fibra no seu dia a dia?? Comece agora!!
Bjss e uma semana leve e feliz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário