quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Cigarro causa mais danos à pele que o sol


Hoje em dia as pessoas têm mais noção quanto aos males do cigarro. A conscientização mundial aumentou muito durante os últimos anos, mas mesmo assim, muitas pessoas ainda fumam e não têm a ideia exata do que esse vício causa no organismo. 

Devido às milhares de toxinas presentes no cigarro, todo o corpo é prejudicado, tanto por dentro quanto por fora. Além de afetar órgãos e vias respiratórias.



O cigarro, até agora visto como fator secundário de envelhecimento da pele, já é considerado o principal causador de rugas profundas no rosto, especialmente nas mulheres. Pesquisas recentes mostram que a nicotina produz uma enzima que destrói as fibras que formam o colágeno, substância protéica das fibras da pele.

A nicotina também bloqueia as ligações cruzadas da elastina (proteína fibrosa e elástica presente na pele), reduz a lubrificação cutânea e os níveis de vitamina A (antioxidante que combate os radicais livres). E o que é pior: diminui o calibre dos vasos sangüíneos que irrigam o tecido cutâneo, prejudicando a oxigenação das células.

"Ao fumar um único cigarro, a redução do oxigênio na pele diminui por cerca de uma hora.



Além disso, enquanto o sol oferece grandes riscos para o desenvolvimento de melanomas e queimaduras, o cigarro modifica o potencial de defesa dos tecidos, abrindo portas para uma série de alergias e infecções, como dermatites atópicas ou psoríases. No entanto, os efeitos do cigarro não param por aí: ele ainda pode provocar perda de cabelo, flacidez e manchas, deixando pele, dentes e unhas em uma tonalidade amarelada muito característica.


Na região da boca otabagismo também provoca vários estragos. Além de modificar o hálito, a fumaça irrita a gengiva e pode facilitar o surgimento de cáries. Há também uma alteração nas papilas gustativas, o que afeta o paladar do fumante e o cigarro também aumenta os riscos de câncer de boca.


O cigarro diminui a oxigenação da pele. Quanto maior o consumo de cigarro, maior o desgaste. O resultado pode ser uma pele grossa, amarelada, sem viço e opaca por causa da nicotina. O cigarro também pode provocar flacidez, rugas ao redor dos lábios (por causa do ato de sugar) e ao redor dos olhos (pelo ato de fechar os olhos parcialmente para proteção contra a fumaça).”


Fique ligado, porque prevenir é mil vezes melhor do que remediar...

Até a próxima!
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário